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De lavanderias a eventos, há apólices para todos os riscos

De olho nos recentes arrastões ocorridos em restaurantes em São Paulo, a Porto Seguro criou o seguro empresarial bares e restaurantes. O produto cobre danos a pessoas dos funcionários dos estabelecimentos, roubo de bolsas, equipamentos e joias dos clientes. "É um produto que tem cerca de dois anos no mercado, mas nos últimos seis meses tem sido mais contratado", afirma Luiz Pomarole, diretor-geral da seguradora.

Como a Porto Seguro, a maioria das seguradoras tem sofisticado a cobertura de seguros patrimoniais. O mercado de seguro empresarial chegou a R$ 1,58 bilhão em prêmios no ano passado, com um crescimento de 11% sobre 2010.


"Quem não faz seguro empresarial deveria receber a visita de um corretor amanhã", define Marco Antônio Gonçalves, diretor da Bradesco Auto RE. "É um seguro barato e protege o negócio do empreendedor. Se pegar fogo, acabou a receita, acabou o sonho e o emprego de todos os funcionários."

Otávio Bromatti, diretor da área patrimonial da Zurich, diz que os preços do seguro empresarial variam de acordo com o risco. "Quanto mais protegida a empresa em relação ao risco, mais fácil fica para o empresário fazer o seguro, os preços ficam mais competitivos e as condições mais favoráveis", afirma.

A Liberty também trabalha com grandes riscos empresariais, que garantem danos de até R$ 120 milhões. Mas Luiz Carlos Paladino, superintendente de properties da companhia, conta que a aposta recente é em pequenos negócios, para apólices de até R$ 4 milhões. São 15 produtos diferenciados, para lavanderias, floriculturas, pet shops, entre outros. "O custo médio desse produto é de R$ 900 por ano para o cliente", calcula.

O comum no seguro de responsabilidade civil empresarial é a cobertura que vai desde o prédio da empresa até a produção, diz Priscila Costa, presidente da comissão de responsabilidade civil da Federação Nacional de Seguros Gerais (Fenseg). As apólices cobrem também os produtos da indústria e o que ele pode causar a terceiros.

A BB Mapfre fez o seguro do Carnaval no Rio de Janeiro deste ano. Maurício Galian, diretor de massificados da companhia, diz que o seguro não foi feito por cada uma das escolas, mas pela Liga das Escolas de Samba para cobrir todo o evento. "A apólice cobre desde o cancelamento do evento devido às condições climáticas até a responsabilidade civil dos funcionários, passando pelos objetos cenográficos, decoração, equipamentos e os valores arrecadados na bilheteria."

A maioria das seguradoras tem investido para sofisticar a cobertura de seguros patrimoniais

A Chubb é especialista nesse nicho. Tem uma divisão voltada para entretenimento, que faz apólices para eventos como feiras e micaretas. "Criamos a divisão em 2001 e hoje somos reconhecidos mundialmente como centro de excelência em seguro de entretenimento", afirma Robert Hufnagel, diretor de ramos elementares da companhia. "Esse é um mercado que está evoluindo e vai se expandir ainda mais pelos eventos esportivos que o Brasil irá realizar." Nos seguros para filmagens, por exemplo, a apólice cobre desde objetos de cena, terceiros, seguro de acidentes pessoais para os atores, seguro para os cenários.

Logo que criou a divisão, a Chubb fez o seguro do Rock in Rio. O seguro cobria todas as despesas do evento musical pela interrupção ou o cancelamento, fora a bilheteria, porque os valores arrecadados do público poderiam ser devolvidos. Além disso cobria gastos com cenário, reformas, segurança. "A partir do Rock in Rio nós deslanchamos", afirma Juliana.

Nas feiras de negócios, as apólices cobrem dano material a terceiros, público, as estruturas montadas, o dono do espaço, o organizador do evento e cada estande também pode ser segurado. Segundo Hufnagel, a seguradora fecha cerca de 300 apólices por mês na divisão de entretenimento. "Em 2011, havia 20 milhões de segurados."

Fonte: Site Valor Econômico
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